Comunidades Cristãs 2017-04-04T18:49:17+00:00

Todos nós vivemos em comunidades. A saúde de cada comunidade vai depender da coesão do grupo enquanto vive, trabalha, se diverte e participa na vida em comunidade. As igrejas são o corpo de Cristo em cada comunidade local. Acreditamos que as comunidades cristãs desempenham um papel fundamental na transformação das nossas comunidades mais alargadas, espiritualmente e em questões práticas.

A ROCHA Portugal tem uma visão de ver a igreja portuguesa a viver o evangelho e a ser ativa na missão divina que incluí a partilha da nossa fé com outros e estar envolvido no cuidado da criação. Sonhamos com comunidades que compreendem a importância da investigação científica, da educação ambiental e projetos de conservação baseados na comunidade. Desejamos apoiar a igreja local com recursos para a educação ambiental e teológica, num trabalho desenvolvido em parceria.

O desafio que recebemos de Deus para cuidarmos da Terra (na Bíblia, livro de Genesis 1:28) ainda é o nosso desafio para hoje. Comunidades cristãs são o local perfeito para continuar este desafio e procurar caminhos para levar a cabo esta tarefa juntos. Imaginamos que cada igreja tome a sua comunidade local como o local para começar a mudar a forma como olhamos para a Terra e como a tratamos e o que nos motiva  a fazê-lo. Como vamos conseguir fazer tudo isto? Conseguimos mesmo influenciar a nossa comunidade local? Conseguimos fazer uma diferença? E em nossas casas? De que maneiras podemos envolver as nossas famílias? Queremos trabalhar de mãos dadas com comunidades cristãs para que as respostas às perguntas difíceis que estamos a enfrentar hoje relacionadas com o ambiente sejam perguntadas e trabalhadas em conjunto. Ninguém deve ter de fazer a sua caminhada de fé sozinho, nem a resposta para o cuidado da criação será encontrada individualmente. A igreja funciona melhor quando funciona em unidade, como o Corpo de Jesus Cristo.

Estamos a criar uma série materiais de estudos bíblicos para pequenos grupos (de todas as idades), seminários, mas também pacotes de recursos que dêem às comunidades ideias práticas de como viver de forma amiga do ambiente. Temos algumas pessoas disponíveis para para falar com comunidades cristãs sobre como cuidar da criação de Deus, apoiados na teologia e na ciência.

Juntos conseguimos construir comunidades que sejam mais fortes, mais saudáveis e mais sustentáveis.