Conselho de Referência 2016-10-20T13:33:15+00:00

O Conselho de Referência d’A ROCHA Portugal foi formado com o objectivo de responder à necessidade de desenvolver boas práticas no trabalho de Conservação e Ciência entre a comunidade científica nacional e internacional. Nos últimos anos, conseguimos  desenvolver mais programas de conservação bem fundamentados cientificamente e criámos o Departamento de Conservação e Ciência cuja principal finalidade é promover projectos locais de conservação através da investigação científica inovadora, da gestão e restauração de ecossistemas e da educação ambiental. São membros do Conselho de Referência:

Marcos Mateus
Grau de Mestre em Biologia Marinha e Doutoramento em Engenharia Ambiental. É Modelador de Sistemas Marinhos e Professor Auxiliar no Instituto Superior Técnico em Portugal. Desde 2001 trabalha em projectos de investigação relacionados com Modelação da Gestão Costeira e Ecossistemas Marinhos; e ainda na Coordenação e Gestão Nacional e Internacional de projectos de investigação e desenvolvimento.

Martin Kaonga
Diretor de Ciência e Conservação para A ROCHA Internacional desde 2010. É responsável pelo desenvolvimento e implementação da estratégia internacional para a ciência e conservação e assegura que todos os programas são desenvolvidos com base em padrões científicos internacionais. Tem um doutoramento em Ciências Ambientais da Universidade de Cambridge e trabalhou largamente em questões como mitigação das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade em África. Já ocupou funções de professor sénior, consultor e de gestão em várias organizações, nomeadamente a Universidade da Zâmbia e o Instituto Superior para o Desenvolvimento dos Recursos Naturais, em Lusaka.

Renata Medeiros
Investigadora de aves marinhas, com licenciatura em Biologia  e mestrado em Ecologia pela Universidade de Coimbra. Completou o seu Doutoramento sobre o Impacto das Alterações Climáticas no Alma-de-Mestre, pequena ave marinha da ordem Procellariiformes, na Universidade de Cardiff onde atualmente é docente em Estatística. Os seus atuais interesses de investigação estão ligados à utilização de técnicas moleculares para investigar a dieta de aves marinhas.

Ruben Heleno
Doutorado em Ecologia pela Universidade de Bristol, Reino Unido. Atualmente trabalha como investigador no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. A principal área de pesquisa é a utilização de redes ecológicas para estudar as causas e consequências de ameaças globais à biodiversidade com uma ênfase nas alterações provocadas nas funções dos ecossistemas insulares. A maior parte deste trabalho tem sido realizado nas ilhas Galápagos e nos Açores e mais recentemente em Portugal continental e no Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique.

Will Simonson
Grau de Mestre em Tecnologia Ambiental no Imperial College em Londres. Presentemente é Investigador Associado no Grupo de Ecologia Florestal e Conservação da Universidade de Cambridge. Licenciado em Botânica pela Universidade de Cambridge, a sua carreira na conservação da Natureza inclui doze anos a trabalhar com A ROCHA Portugal, quatro anos a trabalhar na agência governamental English Nature e três anos como editor. Completou recentemente o seu doutoramento e atualmente desenvolve investigação sobre a produtividade e biodiversidade na floresta mediterrânica recorrendo à teledeteção aérea.