Estação de campo 2017-04-12T10:12:57+00:00

Fazer investigação ou um estágio na nossa estação de campo

A ROCHA Portugal possui, desde 1987, uma estação de campo destinado a trabalho de campo e investigação cientifica. Esta pode ser utilizada para estágios de estudantes de licenciatura ou trabalhos de Mestrado ou Doutoramento e também para voluntariado. Ao longo dos anos recebemos centenas estudantes, voluntários e estagiários, nacionais e internacionais.

A Cruzinha, nome dado à nossa estação de campo, é gerida pelo Eng.º Marcial Felgueiras e pela Dra. Paula Banza, estudantes de doutoramento na universidade de Évora e com mais de 20 anos de experiência no estudo e defesa da natureza.

Entre os objetivos de A ROCHA Portugal estão:

  • promover e fazer investigação e monitorização de longo prazo para promover a conservação da Ria de Alvor e de outras áreas naturais importantes para a conservação;
  • promover envolvimento de comunidade local e internacional na proteção da natureza, num espírito de cooperação

A localização

A Cruzinha está localizada na Ria de Alvor, o estuário mais importante do Barlavento Algarvio.
A Ria de Alvor é composta por espaços agrícolas, sapais estuário, zonas inter-tidais e dunas. Esta zona natural é um sítio da Natura 2000 e como tal protegida. Muitas aves usam os campos e os sapais para se alimentar, reproduzir e descansar. A Ria de Alvor também tem um papel relevante para as pessoas, sendo um espaço destinado para diversas atividades económicas e de lazer como a pesca e a apanha de marisco.

Distancias à outras áreas naturais:

    • Lagoa dos Salgados: 35 km
    • Ribeira de Odelouca (sítio Natura 2000): 20 km
    • Monchique (sítio Natura 2000): 40 km
    • Parque Natural da Costa Vicentina (Parque Natural e sítio Natura 2000): 50 km

Investigação e monitorização

A ROCHA Portugal faz investigação e monitorização cientifica desde 1983. Possui muita informação e extensas bases de dados, que contaram ao longo dos anos com a contribuição de muitos estudantes e voluntários.

Um visão geral das bases de dados:

.

Tema Localização Ano(s) Nº de registos Frequência/meses
Anilhagem das aves Ria de Alvor 1987 até hoje >80.000 Semanalmente ao longo do ano, diariamente durante a migração do outono
Borboletas noturnas Jardim Cruzinha 1991 até hoje >20.000 Semanalmente ao longo do ano
Borboletas noturnas Ria de Alvor 2014 até hoje >10.000 Mensalmente ao longo do ano
Alma-de-mestre/ Painho-de-cauda-quadrada Costa sul Portugal 1990 até hoje >6.000 Mês de junho
Borrelho-de-coleira-interrompida Ria de Alvor 2004; 2005; 2010; 2011 até hoje >700 Março a julho
Mocho-galego Ria de Alvor 2005; 2014 27 Fevereiro a Abril
Picanço-barreteiro Ria de Alvor 2012 5 Abril
Lontras Ria de Alvor 2015 >25 Março a Maio

Se estiveres interessado, podemos ajudar-te a fazer uma proposta de investigação contigo e a tua escola ou universidade. Além disso, também há possibilidades para participar em trabalho de campo e monitorizações em curso ou realizar uma investigação individual, com temas que podem ir desde macroinvertebrados, insetos, aves, mamíferos, qualidade da agua, habitats e muito mais

Alojamento

A Cruzinha disponibiliza alojamento em dormitório. As refeições, supervisão do trabalho,  utilização de equipamentos e WiFi estão incluídos nos preços. Contacte-nos para obter mais informações sobre preços.

Interessado?

Contacte-nos com o teu CV e ideias de investigação.