Programa 2017-06-12T09:05:37+00:00

Temos várias atividades disponíveis para os grupos que nos vêm visitar:

Anilhagem

Os participantes poderão assistir a esta atividade científica e compreender a importância das migrações, da preservação e conservação dos habitats utilizados pelas aves durante a migração e o papel da Ria de Alvor neste processo. São facultadas fichas onde os alunos poderão participar inscrevendo os dados de anilhagem.

Tempo previsto: 30 minutos.

Calendário: possível todo o ano excetuando dias de muito vento ou chuva.

Público alvo: A atividade é aconselhável a todos os graus de escolaridade desde o jardim de infância até ao universitário e para todo tipo de grupos.

Centro de Interpretação Ambiental

Visita à  Sala de  Exposições onde é explicado aos participantes, entre outras coisas, a importância da Ria de Alvor e dos seus diferentes habitats e como devem ser preservados e conservados.

Tempo previsto: 30 minutos.

Calendário: possível todo o ano.

Público alvo: Esta atividade é aconselhável a todos os graus de escolaridade e todo tipo de grupos.

Trilho Ambiental

Temos um pequeno trilho ambiental à volta do nosso Centro, nele podemos encontrar diferentes habitats, conhecer quem normalmente os habita e as relações entre eles (ecossistemas). Podemos também perceber como funciona uma fito-ETAR, um lago artificial, a compostagem e a horta biológica.

Tempo previsto: 2 horas.

Calendário: possível todo o ano com exceção de dias de chuva.

Público alvo: Esta atividade é aconselhada especialmente aos 8º anos de escolaridade.

Passeio à Ria de Alvor

Passeio pedestre de cerca de 3 km desde o nosso Centro até à Ria de Alvor. São facultados binóculos aos participantes, bem como uma ficha de identificação de espécies. O objetivo é compreender a importância da Ria de Alvor como “estação de serviço” para aves migratórias, as diferentes adaptações das aves aos diferentes habitats e ainda a importância do estuário para a subsistência das espécies e de atividades económicas, como a apanha de marisco.

Tempo previsto: 2 ou mais horas.

Calendário: possível apenas de Outubro a Abril.

Público alvo: Esta atividade é aconselhável ao 2º e 3º ciclo, secundário e universitário. Por causa da extensão do percurso a pé esta atividade pode não ser recomendável a alguns grupos ou participantes.

Atividades temáticas

Estas atividades têm que ser combinadas com alguma antecedência entre a escola e A ROCHA, pois algumas necessitam de horários e materiais especiais. Alguns exemplos: identificação de aves, borboletas noturnas, macroinvertebrados aquáticos, plantas de sapal, invertebrados de água doce, etc.

Tempo previsto: 2 ou mais horas.

Calendário: possível apenas de Outubro a Abril.

Público alvo: Estas atividades são aconselháveis para 3º ciclo e secundário (10º e 12º).

Identificação de macroinvertebrados

Esta atividade pretende ajudar os participantes a perceber, os diferentes ciclo de vida dos invertebrados, os seus habitats,o tipo de alimentação, a sua locomoção e ainda serem capazes de identificar dentro do grande grupo de invertebrados quais os que pertencem ao grupo dos insetos.

Tempo previsto: 2 ou mais horas.

Calendário: possível apenas de Outubro a Março.

Público alvo: Estas atividades são aconselháveis para 1º ciclo e jardim de infância.

Jogos e outras atividades

Temos disponíveis alguns jogos e atividades ambientais para todos os graus de escolaridade. Estes deverão ser combinados entre a escola e a A ROCHA.

Tempo previsto: 30 minutos.

Calendário: possível todo o ano com exceção de dias de chuva.

Público alvo: Aconselhável para Jardim de infância, 1º e 2º ciclos.

Apresentações

Estamos disponíveis para visitar as escolas e apresentarmos o nosso trabalho, a importância da Ria de Alvor e desenvolvermos alguns temas que possam ser acordados com antecedência.

Público alvo: Aconselhável para todos os graus de ensino

Também podemos apresentar o nosso trabalho em congressos, palestras e em feiras.

Cursos de formação

Realizamos ações de formação para professores e educadores ambientais. O objetivo é sensibilizar a comunidade educativa sobre a importância da Ria de Alvor e fomentar a mudança de comportamentos com vista à sua preservação e conservação.

Notas importantes

Para que possamos oferecer a melhor experiência a quem nos visita, sejam pessoas individualmente, grupos ou turmas, pedimos que nos contactem para fazer a marcação da vossa visita com antecedência. Só assim poderemos garantir que temos alguém preparado para receber a turma ou o grupo.

Para podermos receber grupos nas melhores condições, só podemos aceitar até ao limite máximo de 30 participantes por grupo.

As atividades dirigidas às escolas só estão disponíveis de 15 de setembro a 15 de maio de cada ano letivo.

Sendo A ROCHA uma associação sem fins lucrativos, incentivamos que cada visitante faça um donativo. No caso de grupos escolares sugerimos que seja feita uma contribuição de 2,50€ por aluno. Os professores e acompanhantes não precisam contribuir.