Cruzinha 2016-10-20T10:41:21+00:00

Desde que A ROCHA foi fundada em 1983, que um dos objectivos foi a instalação de um Centro de Estudos e Interpretação Ambiental com capacidade de receber pessoas que estivessem interessadas em estudar, quer profissionalmente quer como amadores, a natureza à sua volta. Desde 1987 que a Cruzinha, uma grande casa rural situada na envolvente da Ria de Alvor, está aberta ao públicoe. Com capacidade para alojar um máximo de 16 pessoas, em dormitório feminino, dormitório masculino e dois quartos com casa de banho privativa e com capacidade para duas pessoas cada.

Um amplo e fresco jardim amigo do ambiente, onde a pouca relva é a suficiente para as pessoas descansarem sem consumir demasiada água. Um pomar com várias árvores de fruto (vários citrinos, nespereiras, pessegueiros, pereira e ameixeira), ainda várias árvores de frutos secos (figueiras, amendoeiras e alfarrobeiras) e mais três pequenas hortas biológicas fazem deste espaço um local apetecível para a vida selvagem e agradável para quem visita e busca um descanso mais bucólico.

Por esta casa já passaram centenas de hóspedes. Jovens cientistas ou professores universitários, pequenas turmas de escolas de vários pontos do país e até de universidades estrangeiras em visitas de estudo de vários dias além de pessoas individuais ou famílias em descanso e desfrute de férias na natureza. Quer em trabalho quer em descanso um ponto comum é que todos passam um excelente tempo e os elogios são uma constante no nosso livro de visitas.