Organização 2017-06-19T19:46:59+00:00

Organização

A nossa atividade está focada nas áreas de trabalho que melhor cumprem a nossa missão. Procuramos conhecer melhor as espécies, os ecossistemas e o planeta para melhor podermos colaborar na educação ambiental e na conservação dos seus valores naturais. Desenvolvemos projetos que envolvem voluntários, comunidades locais e outros parceiros de setores não relacionados com o ambiente, para entendermos o impacto ambiental das nossas escolhas e ações mas também para desenvolver projetos onde seja maior o sentido de pertença que propagará o cuidado e a responsabilidade individual e coletiva pelo ambiente.

Também mantemos laços com a família internacional de organizações A ROCHA que procuram desenvolver os mesmos valores, mas que se desdobram de acordo com o seu próprio contexto. É uma rede geradora de motivação e sinergias que nos permite fazermos o nosso trabalho em cooperação, mas mantendo distinto aquilo que é especifico de cada A ROCHA.

Órgãos sociais

A composição atual dos órgãos sociais é a seguinte:

Direção
Tiago Branco – Presidente
João Duarte – Diretor Executivo
Conceição Almeida Santos
Miguel Rodrigues
Manuel Rainho
Patricia Castro
Ruben Heleno

Mesa da Assembleia Geral
Pedro Marques – Presidente
Helena Nobre Rogério – Secretária

Conselho Fiscal
Filipe Reinaldo – Presidente
Jorge Mourato
Paulo Cardoso

Estatutos

A ROCHA – Associação Cristã de Estudos e Defesa do Ambiente – tem a sua sede na Cruzinha, Mexilhoeira Grande, em Portimão.

A ROCHA é uma pessoa coletiva sem fins lucrativos, de inspiração cristã, que tem como fins:

  1. Estudar o Ambiente e a Natureza;
  2. Participar do esforço de proteção da natureza e do ambiente, desencadeando se necessário todos os mecanismos jurídicos e extra jurídicos legítimos para a sua defesa;
  3. Participar no esforço de conservação do património ambiental e natural;
  4. Participar do esforço de educação das populações e comunidades nos domínios do ambiente e desenvolvimento sustentável;
  5. Promover uma visão integral e sustentável da vida em sociedade, em harmonia com os valores cristãos.

A ROCHA em Portugal integra uma comunidade internacional de organizações – A ROCHA Internacional – que partilham da mesma visão, missão e valores.

Os estatutos em vigor foram aprovados a 14 de março de 2009.