O ano letivo de 2018-19 começou com a participação d’A Rocha na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado do Algarve – SEIVA, organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente, onde disponibilizamos, em inglês, duas atividades.

Em Outubro, fomos agraciados mais uma vez pela nossa participação no Voluntariado Ambiental para a Água com o prémio de mérito e com a atribuição da designação de Embaixadores do Projeto.

Iniciámos um novo projeto ” A Minha Praia” com a ajuda imprescindível dos Amigos d’A Rocha. Este projeto é da responsabilidade do Centro de Ciência Viva de Tavira, nosso parceiro na Rede de Equipamentos de Educação Ambiental do Algarve.

Visitámos o Centro de Formação Rui Gracio de Lagos a convite da professora Maria da Glória Paula para apresentarmos o nosso projeto educativo e as atividades que temos disponíveis.

Visitámos a escola de 1º ciclo da Mexilhoeira Grande, a convite das professoras Maria José Monteiro, Maria Caipira e Daniela Ferreira onde pudemos mostrar aos 1º, 2º e 3º anos, a importância da Ria de Alvor e alguns dos segredos da sua biodiversidade.

A professora Mílvia Fonseca da escola Júlio Dantas convidou-nos a partilhar alguns factos acerca dos microplásticos a todas as turmas de 9º ano da escola e a deixar-lhes uma mensagem de esperança e de que é possível, quando mudamos os comportamentos do dia-a-dia, termos um melhor ambiente e uma melhor saúde pública para todos.

Fomos convidados pela professora Ingrid Oncken para estarmos presentes na escola Alemã em Silves, para falarmos acerca da importância das Zonas Húmidas no Algarve e de alguns grupos de Invertebrados.

Visitámos ainda todos os lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, onde mais uma vez pudemos partilhar as nossas preocupações acerca do aumento de plástico no mar deixando-lhes algumas dicas daquilo que eles podem fazer para que este número não aumente ainda mais.

No nosso Centro recebemos um total 43 turmas das escolas D. Martinho Castelo Branco; Tecnopólis; Gil Eanes; Bemposta; Naus e Mexilhoeira Grande e ainda outros grupos como a IEFP de Portimão, Universidade de Napier da Escócia, o Centro de Formação de Professores de Portimão e Monchique, o Projeto Novas Descobertas, os seniores dos vários lares da Santa Casa de Misericórdia de Lagos, o Grupo Bíblico Universitário de Portugal e o Grupo de ATL da Bordeira em Aljezur.

Um muito obrigada a todos os nossos parceiros habituais; Engª Paula Vaz, Drª Sara Mira, Licínia Gouveia, Engª Maria João Batista e a todos os professores e educadores que permitiram que estas crianças e adultos pudessem conhecer melhor a Ria de Alvor, em particular aos professores Maria João Duarte; Alexandre Nunes; Vera Rolo; Filipa Bragança; Paula Banza; Margarida Correia; Luísa Fonseca; Ana Patrocínio; Anabela Diogo e Lena Soares, porque não podemos cuidar se não amarmos e não podemos amar se não conhecemos.