Nós promovemos um projeto de Educação Ambiental com as escolas de Portimão e Lagos, como complemento de um longo programa de monitorização das espécies de borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) e da chilreta (Sterna albifrons). Este projeto incluiu uma visita às escolas, com apresentação de um powerpoint sobre a vida fantástica destas espécies e a colocação de cartazes informativos, elaborados por alunos das Escolas de Portimão e Lagos nas Praia de Alvor e Meia Praia respetivamente. Para além das escolas, nós tivemos o apoio da Associação ALVORecer e dos Municípios de Portimão e Lagos a quem agradecemos a disponibilidade e colaboração.
Durante o 2º período os alunos dos 7º ano do Agrupamento de Escolas da Bemposta receberam a visita da bióloga Filipa Bragança (voluntária d’ A ROCHA), que tem desenvolvido na ria de Alvor um trabalho de monitorização destas duas espécies. Os alunos organizaram-se em grupos e realizaram uma investigação sobre estas duas espécies, que culminou com a elaboração de cartazes ilustrativos. Estes apelavam ao respeito pelos trilhos existentes naquele espaço, para a colocação do lixo nos contentores e para que se passeiem os cães com trela, de modo a que as aves, especialmente na época reprodutiva, não sejam afugentadas ou vejam os seus ninhos destruídos. Os trabalhos foram afixados na ria de Alvor, no passado dia 15 de Março, pela professora e pelos alunos envolvidos. Os alunos empenharam-se também no contacto com os transeuntes, distribuindo panfletos e sensibilizando todos quantos encontravam.

Em Lagos nós visitámos as Escolas de Ensino Básico da Praia da Luz, Espiche, Santa Maria e ainda a Escola Básica nº 1 (Bairro Operário) e apresentamos o mesmo projeto. No Dia 25 de Maio foram colocados alguns cartazes na Meia- praia e os restantes foram expostos durante o mês de Junho e Julho no Mercado Municipal. Dada a afluência de turistas nas nossas praias os cartazes foram escritos em português e inglês de forma a sensibilizar um público mais alargado.