Eis as Borboletas Diúrnas e Nocturnas do Algarve!

“As Borboletas nocturnas também chamadas traças são todas castanhas, escondem-se no armário da comida durante o dia e durante a noite fazem uma misteriosa dança da lua no princípio do mês de Julho.

Elas nunca comem, são atraídas pela luz porque têm um medo secreto da escuridão e podem voar durante milhares de quilómetros em apenas uma noite…” Quais destes factos são verdadeiros?

Vem ao nosso evento de borboletas nocturnas e descobre…

Apesar das borboletas e das traças (borboletas nocturnas) fazerem parte da mesma ordem de insectos-os lepidópteros, as borboletas foram sempre muito mais estudadas e são bem mais populares que as suas “primas”. As traças são normalmente vistas como sendo menos coloridas e algumas espécies como tendo hábitos muito irritantes. Para além de tudo isto, são ainda muito dificieis de encontrar, apesar de cerca de 95% dos lepidópteros serem traças. Sabias que por cada espécie de borboletas que encontramos há 19 de traças à espera de serem encontradas?

Como…

A Rocha vai iniciar um projecto para conhecer e monitorizar as traças e borboletas diúrnas no Algarve. Há muito que estudar acerca das espécies aqui existentes, a sua distribuição, comportamento, ecologia e muito mais. Nos próximos meses A Rocha vai organizar uma variedade de oficinas e passeios diurnos e nocturnos para aqueles que estiverem interessados. Iremos explicar os diferentes métodos de captura e identificação das traças e descrever os objectivos e progressos do projecto. Todos são convidados a participar, quer seja por curiosidade quer pela vontade de aprenderem um pouco mais ou ainda juntando-se a nós ajudando na monitorização e pesquisa.

As primeiras actividades vão ter lugar na tarde de Sábado 12 de Março de 2011 e ainda nos dias 16 e 24 de Abril e 21 de Maio (Saiba mais)