As questões ambientais fazem parte do nosso dia-a-dia. Mas e os cristãos—como se relacionam com o ambiente? Terá a Bíblia algo a dizer sobre este assunto? A fé cristã é relevante para a crise ambiental, ou não tem nada que ver com o assunto?

Entre 13 e 16 de abril, uma quinta no Alentejo foi o cenário escolhido pelos jovens da igreja Batista de Alcobaça (e amigos) para debaterem o tema Os cristãos e o ambiente. Este retiro teve o apoio da associação ambiental cristã A Rocha, e contou com passeios, jogos, música, vídeos, convívio e bastante tempo livre. A partir de três textos da Bíblia debateu-se o papel do ser humano como administrador da criação de Deus, a atitude sustentável de Jesus, e a harmonia entre Deus, o Homem e a Natureza. O trabalho prático também não faltou: controlo de ervas daninhas, limpeza de instalações de gado, e recuperação da vegetação de uma lagoa.

Depois do retiro, ficou a vontade de mudar o consumo do dia-a-dia para respeitar mais a criação de Deus. E de fazer mais retiros destes!