A ROCHA está a implementar um plano de formação destinado a professores do 1º e 2º ciclos sob o tema “Ria de Alvor como recurso educativo”. Temos como objetivo principal dotar os professores com mais opções para a componente de saída de campo, aproveitando a proximidade e riqueza da Ria de Alvor e tornando a exploração dos conteúdos, por parte dos alunos, mais atrativa e melhor consolidada, pela oportunidade de “aprender fazendo”.

Esta formação surge no âmbito de um protocolo com o Centro de Formação Rui Grácio de Lagos e teve início em Outubro com a participação de 17 professores da zona de Lagos e Vila do Bispo, com cinco sessões semanais e visitas à Ria de Alvor com os professores e as suas turmas. Tiveram a responsabilidade de dirigir as sessões de formação Paula Banza, professora de Biologia-Geologia destacada com A ROCHA, Vera Rolo, professora de Ciências da Natureza do Agrupamento da Bemposta, e Isabel Soares, Coordenadora do Programa de Educação Ambiental com A ROCHA.

Assim no mês de Novembro, tivemos a visita de nove turmas das escolas de 1º ciclo de Lagos (Escola do Bairro Operário, Ameijeira e Básica nº 3) e ainda das escolas de Budens e Sagres com um total de cerca de 150 alunos do 1º ao 4º ano. Os alunos participaram em diversas atividades como a observação de aves, sobretudo aves limícolas e pernaltas, identificação de insetos e outros invertebrados terrestres, identificação de moluscos, identificação de plantas de Sapal e ainda a anilhagem de aves.

Acreditamos que os objetivos têm sido largamente cumpridos. É com muito agrado que notamos os sorrisos dos alunos e o brilho dos seus olhos, reveladores do mundo científico que se abre diante de si e da esperança renovada face ao encontro com a Natureza.