Começamos o ano de 2015 com mais uma atividade de identificação de macroinvertebrados na Ria de Alvor. Este é um projeto continuado, feito em parceria com a ARH do Algarve (Administração da Região Hidrográfica do Algarve), no âmbito do projeto de Voluntariado Ambiental para a Água.

O objetivo é identificar e quantificar os macroinvertebrados existentes numa amostra recolhida numa zona costeira e de acordo com os organismos identificados, aferir acerca da qualidade da água nesse local. Estes organismos são por isso excelentes bioindicadores da boa ou má qualidade da água. O local escolhido foi a Ria de Alvor e as amostras recolhidas de vários pontos previamente escolhidos. A equipa de trabalho foi constituída por alguns dos nossos voluntários estrangeiros, alguns pela primeira vez, outros já pelo segundo ano consecutivo.

Uma das últimas amostras foi identificada numa quinta-feira, o dia aberto ao público, tornando-se assim numa excelente atividade de educação ambiental onde o Keith e a Rosie Miller puderam explicar todo o projeto, a metodologia e ainda mostrar alguns dos invertebrados encontrados, o que fez as delícias de adultos e crianças.