A edição mais recente do Relatório de Observação está disponível para consulta.

Este relatório dá uma visão panorâmica da investigação e do trabalho de campo realizado entre 2011 e 2014 pelos membros da equipa e pelos voluntários, com base na Cruzinha, o centro de estudos ambientais d’A ROCHA Portugal.

Os nossos programas de monitorização a longo prazo tiveram continuidade. Este relatório contém o relatório da anilhagem realizada nos últimos quatro anos. A anilhagem foi realizada pelo menos uma vez por semana e com mais frequência durante os períodos migratórios. Os borrelhos foram monitorizados todos os anos e as tendências observadas estão aqui descritas. Uma vez por semana, uma armadilha de borboletas noturnas foi preparada para continuar com a monitorização e o relatório com a lista de espécies está incluído. Os dados meteorológicos foram registados diariamente e os resultados de 2013 são comparados com os dez anos anteriores.

Nos últimos anos tivemos vários voluntários SVE que nos ajudaram nos nossos estudos e trabalho de campo. Neste relatório podem encontrar o seu trabalho sobre a qualidade da água do estuário, a vegetação dunar, mochos, escaravelhos e guarda-rios. Outros voluntários também contribuíram com trabalhos sobre os período de voo das borboletas noturnas e sobre a presença de líquenes no Algarve.

Estamos muito agradecidos por todos os que visitaram o nosso centro e participaram nos nossos estudos. Eles fazem A ROCHA que temos hoje.

Esperamos que vos agrade a leitura do trabalho realizado nos últimos quatro anos.

Se quiser informação adicional sobre o nosso trabalho n’A ROCHA Portugal, ou se quiser dar algum contributo para o mesmo, não hesite em nos contactar.