No ano de 2014 iniciámos um novo projecto de monitorização de borboletas noturnos com o objectivo de conhecer a riqueza e abundância de espécies em diversos habitats do sítio Natura 2000 da Ria de Alvor e publicar os resultados da informação adquirida e da investigação desenvolvida.

Foram selecionados seis locais de estudo de acordo com os principais habitats desta área: dunas, sapais e campos agrícolas, dois em cada um deles. As sessões de captura realizaram-se uma vez por mês e as armadilhas utilizadas foram do tipo portátil ‘Heat Trap’, com uma lâmpada de UV incorporada.

No total foram capturadas 1882 borboletas, das quais 375 nas dunas, 342 nos sapais e 1165 nos campos agrícolas.

Das espécies capturadas salientam-se algumas que registamos pela primeira vez: Dysspastus fallax, Notocelia cynosbatella, Odites kollarella e Smerinthus ocellata (Campos Agrícolas Este), Oegoconia caradjai (Sapal Este), Oria musculosa (Campos Agrícolas Oeste).

Também tivemos alguns segundos registos: Acroclita subsequana (Sapal Oeste), Cleonymia diffluens (Dunas da Meia Praia), Lycia hirtaria (Campos Agrícolas Este), e Oiketicoides eganai (Sapal Este).

Pela posição que ocupam na cadeia alimentar e pela sua importância enquanto polinizadores, o estudo destes insetos é fundamental para o conhecimento e a gestão dos habitats da Ria de Alvor.