Mais uma vez A Rocha e o Centro de formação Rui Gracio, e a formadora Ana Paula Marreiro, iniciaram uma oficina de formação sob o tema “ Observar, experimentar e aprender- Recriar um Habitat” para educadores do pré-escolar.

A escolha do tema teve a ver com a necessidade de formação na área da biologia e ambiente por parte destes educadores visto que faz parte alguns destes temas fazem parte do programa do pré-escolar.

A formação teve a duração de 15 horas presenciais e mais 15 horas de trabalho autónomo. Participaram 16 educadores vindas de Lagos (Ameijeira e Santa Maria), Lagoa, São Teotónio e Aljezur. Parte da formação foi a visita à Associação A Rocha onde pudemos capturar e identificar macro- invertebrados terrestres e aquáticos. Compreender a importância destes pequenos seres, normalmente incompreendidos, é um dos objetivos da formação. Mais ainda a possibilidade de experimentar com os alunos algumas das ferramentas que podem ser usadas para aprendizagem das Ciências da Natureza, para estruturação do pensamento científico que permita à criança compreender, interpretar, orientar-se e integrar o mundo que a rodeia.

Os educadores são os primeiros a ter um papel fundamental na estimulação e desenvolvimento global da criança incutindo comportamentos, promovendo a literacia, despertando a curiosidade, o sentido de observação e o pensamento crítico.