Desde este ano A ROCHA faz parte do projeto de Erasmus+ Enhanced ENTREpreneurial attitude in adult education for a better LABour market integration que se pode traduzir por “Atitude EMPREendedora na Educação de Adultos para uma melhor integração no mercado de TRAbalho” (2018-1-SE01-KA204-039048).

Para reduzir o desemprego, a educação para o empreendedorismo é considerada um fator-chave para a competitividade e o emprego, a inclusão social e o desenvolvimento pessoal. Para se adaptar a essa necessidade, é necessário um novo tipo de atitude, iniciativa e responsabilidade. A valorização da atitude empreendedora melhorará a educação tradicional, preparando as pessoas para a vida e oferecendo oportunidades aos adultos para encontrar o seu lugar no mercado de trabalho, seja encontrando mais facilmente um novo emprego em resultado de uma atitude e mentalidade empreendedora, ou iniciando e executando seu próprio negócio.

O projeto visa incubar e promover o espírito empreendedor através do desenvolvimento de um ecossistema modelo, que estimulará a criatividade e o empreendedorismo.

O principal objetivo do projeto é capacitar formadores para criar ecossistemas de aprendizagem empresarial para a educação de adultos, assumindo o papel dos impulsionadores de tais ecossistemas.

Os objetivos específicos do projeto são:

  • promover a cultura empreendedora, criando um ecossistema empreendedor, orientado para a mudança, a inovação e a criatividade;
  • desenvolver o espírito empresarial em diferentes níveis de formação, como incentivo para as pessoas, reforçando as iniciativas empresariais como fonte de progresso;
  • desenvolver competências empresariais entre as pessoas através da sensibilização para a cultura empresarial.

Os membros do projeto são da Suécia, Países Baixos, Itália, Grécia e Portugal.

A reunião de abertura do projeto ENTRELAB foi organizada por Quarter Mediation, em Assen, nos Países Baixos, nos dias 17 e 18 de Outubro de 2018 e estiveram presentes os representantes dos parceiros envolvidos no consórcio do projeto. Foi uma oportunidade para os parceiros do ENTRELAB discutirem questões relacionadas à gestão do projeto, bem como aos processos de avaliação, disseminação e comunicação. Para além disso, os representantes dos parceiros do consórcio ENTRELAB definiram o plano de desenvolvimento estratégico para a produção dos produtos intelectuais planeados para serem realizados durante o projeto: plataforma online com diferentes funcionalidades interativas; guia empreendedor; kit de formação “Aprendizagem empreendedora na educação de adultos”; E-book ENTRELAB “Atitude EMPREendedora aprimorada na educação de adultos para uma melhor integração do mercado de TRabalho”.

As próximas reuniões transnacionais serão organizadas na Suécia, Portugal, Itália e Grécia durante os dois anos de duração do projeto.

Os resultados e atividades do projeto serão elaborados com foco nas necessidades do grupo alvo principal do projeto, que consiste em formadores e professores selecionados por cada parceiro da organização do projeto.

Página Web

Página Facebook