Proteger a Ria de Alvor – a luta continua

O estuário de Alvor é uma das mais importantes zonas húmidas costeiras no sul de Portugal. Este rico ecossistema inclui dunas, lodaçais, sapais e Salinas, apoiando uma diversificada e especializada flora e fauna.

Nos últimos doze anos, A Rocha Portugal tem conduzido uma longa campanha legal para proteger a área de desenvolvimentos inadequados e ilegais, propostos por uma empresa privada (agora chamada de Water View, S.A.) que é a proprietária da Quinta da Rocha.

Em 2015, o Tribunal Criminal de Portimão condenou a empresa Water View, S.A. por danos ambientais e também por desobedecer a um acórdão do tribunal. Foi multada em 140.000 €. A empresa apelou contra esta decisão em várias ocasiões, até agora sem sucesso, e aguarda-se ainda uma decisão final.

O Tribunal Central Administrativo também defendeu uma condenação por danos ambientais na Quinta da Rocha em 2014 quando foram ilegalmente iniciados trabalhos nos terrenos. O Tribunal decidiu que a Water View, S.A. é legalmente obrigada a restaurar a área e proibiu-a de mudar a paisagem ou, no futuro, construir onde existem habitats e espécies protegidas.

Quando a Water View, S.A. apresentou o seu plano de recuperação ambiental às autoridades tornou-se claro que a área estava incorretamente mapeada e que tinham esquecido o facto de que a Quinta da Rocha contém pelo menos um habitat reconhecido nacionalmente e internacionalmente pelo seu valor de conservação – algo que muda a natureza e a escala do trabalho de restauração necessária. Sem consultar as partes interessadas, representantes das duas autoridades aceitaram formalmente o plano da Water View, S.A.

Por favor, se ora, peça que a natureza seja restaurada e que protegida contra quaisquer planos de desenvolvimento que destruam a Ria de Alvor.

2018-12-15T20:24:07+01:00

2 Comments

  1. Terry McQuiston 22/12/2018 at 23:33

    Marcial, may I commend your enduring fortitude to protect the Alvor estuary from development. They never give up, but neither do you.
    May you be blessed. I’ve just prayed for you and your work.

    • Marcial Felgueiras 24/12/2018 at 22:55

      Thank you very much Terry, for your encouraging words. God bless you in the year ahead.

Comments are closed.