É fundamental que as crianças, desde cedo, desenvolvam o amor e o sentido de pertença ao meio que as rodeia: só assim poderão verdadeiramente respeitá-lo e cuidá-lo como um lar. Isso os ajudará a compreender o impacto de suas ações e a desenvolver um senso de responsabilidade compartilhada: cada um tem seu próprio papel na proteção do meio ambiente.

Especialmente no que diz respeito à sustentabilidade e conservação do meio marinho, há muitas coisas que podem ser ensinadas às crianças: até mesmo umas férias na praia podem se tornar uma época do ano em que você aprende algo sobre como respeitar o mundo marinho e suas criaturas.

 

Por que devemos ensinar sobre a sustentabilidade ambiental desde cedo? 

Muito provavelmente seus filhos, seus irmãos mais novos ou as crianças que você conhece já devem ter perguntado por que o plástico deve ser jogado fora em um recipiente diferente de papel, por que algumas pessoas não comem carne e por que quando você vai à praia deve recolher os resíduos/lixos produzidos – ou, pior, eles podem ter perguntado por que quando vamos à praia há copos de plástico que flutuam ​​no mar de vez em quando… As crianças são naturalmente curiosas e a curiosidade ajuda-as a aprender a viver no mundo e no ambiente que as rodeia, por isso, perguntam constantemente aos adultos – os seus pontos de referência. 

É possível explicar temas complexos para as crianças, certificando-se de que elas entendam e não tenham medo? Claro que sim, o importante é fazer corretamente e não apenas impor regras, mas explicar os motivos por trás delas.

Cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão para o mar todos os anos. Este fenômeno prejudica as criaturas marinhas e seu ambiente de vida, mas também a nós: nossa vida também depende do bem-estar dos oceanos

As crianças representam os adultos do futuro: são as gerações que, por sua vez, se ocuparão de produzir, consumir e trabalhar, e devemos ter a certeza de que estão preparadas para o fazer da melhor forma. Considerando que o seu futuro será certamente mais complicado devido às alterações climáticas e à poluição do plástico, é bom começarmos a explorar positivamente curiosidade das novas gerações, explicando a situação atual do planeta e, sobretudo, o que cada um de nós pode fazer para ser parte da solução.

 

Como posso abordar o tema da proteção marinha?  

O primeiro passo é explicar a situação com sinceridade. É necessário informar às crianças que a Terra e os oceanos estão passando por um momento difícil devido às atividades humanas, mas que todos os nossos esforços, mesmo os menores, podem levar a uma melhora na situação.

Nós somos responsáveis por mudar o mundo, por isso também somos capazes de transformá-lo novamente para melhor, especialmente se agirmos como um coletivo!

Os oceanos, a vida marinha e o meio ambiente à nossa volta estão em apuros. Transmitir essa consciência às crianças é um grande passo para fazê-las entender a importância do comprometimento e o valor que as ações de cada um têm na comunidade.

 

Como abordar a sustentabilidade marinha de maneira prática no dia-a-dia 

O que podemos começar a ensinar às crianças, concretamente, para torná-las mais responsáveis ​​e respeitadores da natureza?

  • Fazer experimentos científicos demonstrativos

Muito útil ao tentar explicar um tópico complicado como a mudança climática ou talvez o derretimento de geleiras e a elevação do mar. Abaixo deixamos, uma experiência fácil de fazer em casa com os pequenos:

Para mais experimentos e atividades sobre o meio ambiente visite a página de atividades da Babysits!

  • Recolher o lixo e reciclar

O problema do lixo deixado na praia (e não apenas na praia) ainda é muito forte e prejudicial, com repercussões no meio e, em geral, na saúde do mar. Quando estamos na praia, é bom ter o cuidado de produzir o mínimo possível de resíduos, mas o pouco que é produzido deve ser recolhido e eliminado de forma correta. Esta regra não deve ser seguida apenas pelos adultos: obter ajuda das crianças para recolher o lixo antes de partir irá torná-las mais responsáveis ​​e atentas. Leve seus filhos para dias dedicados à coleta de lixo nas praias, fará com que compreendam a extensão do problema e também os ajudará a desenvolver uma consciência coletiva. Além disso, uma criança acompanhada de amigos ou primos vai se divertir muito! Aprender enquanto se diverte é sempre a melhor maneira 🙂

  • Não pescar os peixinhos que vivem no mar

Para as crianças, os seres aquáticos são fascinantes e a tentação de os ver de perto é sempre muito forte. Cabe a nós, adultos, explicar por que está errado: um pobre peixinho recolhido e colocado em um balde sofrerá um estresse extremo, poderá sofrer ferimentos e morrer com a água parada do balde. É preciso esclarecer claramente que os peixes têm casa própria: o mar  e que não é correto tirá-los apenas para se divertir observando. Não é melhor colocar uma máscara de mergulho e vê-los nadando em seu ambiente natural? Esta também é uma ótima atividade para fazer com as crianças, que pode se tornar um momento de aprendizagem sobre a vida marinha.

 

  • Não coletar estrelas do mar e não matar alforrecas

Estrelas-do-mar, estão entre as criaturas mais fascinantes que podem ser encontradas nas praias. Infelizmente, para muitos adultos e pessoas mais velhas, recolhê-los e levá-los como souvenirs é uma prática comum. As crianças são inocentes, mas também curiosas e instintivas, por isso, se por acaso virem uma estrela-do-mar, o primeiro instinto pode ser pegá-la, mesmo que seja apenas para dar uma olhada de perto e tocá-la. Cabe a nós, adultos, explicar, antes que aconteça, que as estrelas do mar são criaturas marinhas muito delicadas que nunca devem ser tocadas ou recolhidas quando estão na água. O mesmo para as alforrecas que se não forem perturbadas, são criaturas inofensivas, mas são frequentemente mortas porque são falsamente consideradas perigosas. Novamente, apenas explique às crianças que se virem uma alforreca é necessário se afastarem da água.
Quando as crianças aprendem algo novo, muitas vezes gostam de falar sobre o assunto com os seus colegas e esta é uma atitude que deve ser encorajada: nunca é cedo demais para informar os outros e explicar às outras crianças – mas também aos adultos! – que a melhor forma de desfrutar a natureza é admirando os seres marinhos em seu ambiente natural.

  • Aprenda a respeitar e amar o meio ambiente e animais marinho  

Uma ótima maneira de fazer isso é participar de atividades como a observação de baleias, a observação de cetáceos em seu ambiente natural. Admirar criaturas imensas e prodigiosas como as baleias é emocionante e essa atividade certamente oferece ideias educacionais e didáticas. Quando conduzidas com responsabilidade, atividades como a observação de baleias contribuem para a formação da consciência social ambientalista que entendemos ser tão importante.

As crianças são o nosso futuro, mas para garantir que tenham um futuro positivo devemos começar a sensibilizar sobre a sustentabilidade ambiental o mais cedo possível com estas explicações e experimento caseiro!

Este artigo foi escrito em colaboração com Clara Teixeira da Babysits, a maior plataforma de cuidados infantis do mundo, presente em 52 países, e que tem como missão a conexão entre pais e babysitters. Por meio da plataforma, você pode se cadastrar e procurar babysitters em Portugal! 

 

Clara Teixeira, 2021