Desde o início de A ROCHA, em 1983, a ciência sempre desempenhou um papel muito importante. A ROCHA, como organização de conservação da natureza, tem nos seus objetivos trabalhar para promover e assegurar uma correta gestão de áreas naturais com valor conservacionista.

Entre os trabalhos realizados nestes quase 40 anos, A ROCHA tem bases de dados de aves, quer de anilhagem quer de contagens, com mais de 100.000 entradas. Temos também bases de dados relativas a insetos, nomeadamente Lepidópteros, levantamentos exaustivos da flora local, variados relatórios científicos e autoria ou coautoria em várias publicações revistas pelos pares. A ROCHA colaborou também em projetos de caracter científico com universidades e outras entidades também.

Porque estamos cada vez mais a receber estudantes de Mestrados e Doutoramento e queremos alargar o nosso trabalho em Portugal e aprofundar as nossas parcerias, quer com outras A ROCHA quer com universidades e outras entidades, necessitamos de ter na nossa equipa alguém para se dedicar à Conservação e Ciência. Claro que num espírito comunitário e holístico, característico de A ROCHA, poderá ter que ajudar e participar noutras áreas de trabalho de A ROCHA, como educação ambiental, advocacia ambiental, entre outras.

O posto será financiado de acordo com o modelo missionário, no qual o(a) candidato(a) terá que garantir o seu próprio financiamento, este posto é, de preferência embora não exclusivamente, para um uma pessoa, falando, ou querendo aprender, Português ou inglês, prático e com experiência de trabalho científico. É necessário ter muito humor, capacidade de adaptação a novas situações e uma paixão por pessoas e pelo ambiente.

Siga esta ligação para uma descrição de funções (em Inglês) mais detalhada.

A ROCHA Portugal receberá inscrições até ao dia 31 de janeiro, 2021. Um processo de pré-seleção terá lugar, até o final de fevereiro, 2022, no qual um máximo de três candidatos serão selecionados. Estes serão convidados a vir e passar uma semana no centro (apenas terão que pagar os voos), durante os meses de primavera. Esta será uma oportunidade para conhecer as pessoas, o Centro de Estudos, a região, os trabalhos já realizados ou em execução e para ter uma ideia do que é viver em Portugal, o trabalho de conservação e ciência desenvolvido pela A ROCHA em Portugal e para nós também conhecermos os candidatos.

O(A) candidato(a) selecionado(a) será convidado(a), no início de junho, a considerar, em oração, o cargo, com início logo que lhe seja possível.

Interessado(a)? Prepare o seu CV e Carta de Motivação e preencha o formulário. Caso tenha artigos científicos publicados, seja como autor(a) ou coautor(a), não hesite em os juntar à candidatura. Desejosos de o(a) conhecer melhor.

Pel’A ROCHA

Marcial Felgueiras

Diretor Executivo

Formulário de Inscrição