Boletim Informativo dezembro 2022

 

 

Feliz Natal

Qua a paz, a alegria e o amor pela natureza estejam convosco nesta época festiva!

Helen e Filipa

I
N
S
TANTÂNEO

Henry David Thoreau

Escritor, poeta, naturalista, investigador e filósofo Americano

Nascimento: 12 de julho 1817, EUA

Falecimento: 6 de maio, 1862, EUA

Henry David Thoreau nasceu em Massachusetts, EUA; os seus pais tinham uma fábrica de lápis, onde trabalhou durante algum tempo. Ambos os seus pais eram abolicionistas e amantes da natureza e influenciaram-no com as suas ideologias. Licenciou-se na Universidade de Harvard em 1837, depois disso foi professor numa escola de gramática em Concord, mas não se adaptou e abandonou essa profissão. Em 1842, o seu irmão John faleceu e foi uma grande perda na sua vida; em sua homenagem decidiu escrever “Uma semana nos rios Concord e Merrimack” (A week in Concord and Merrimack rivers), acerca das suas viagens.

Em 1845, com 27 anos de idade, Henry decidiu mudar a sua vida e viver de forma simples e privado de bens materiais de acordo com as suas crenças; construiu uma barraca de madeira, perto de um pequeno lago glaciar em Walden Pond. Cultivava para comer e pescava; dedicava imensas horas a observar e a registar a flora e fauna, a escrever e imenso tempo a meditar. Durante este período começou a escrever o seu segundo livro “Walden”, publicado em 1854. Tinha uma profunda amizade com o conhecido filósofo, Ralph Aldo Emerson, que era também o seu mentor.

Durante a sua vida, Henry Thoreau escreveu poemas, ensaios e artigos para jornais; escreveu acerca de história natural, filosofia, ecologia e ambiente. Para os seus contemporâneos era apenas um filósofo medíocre e foi reconhecido apenas depois da sua morte. Passados 100 anos, Thoreau é considerado um gigante da literatura americana, a maior parte dos seus livros foram publicados após a sua morte.

OVI’s – Objetos Voadores Identificados…

Fotografia de Guillaume Réthoré

Castanha-das-árvores

(Hipparchia statilinus, Hufnagel, 1766)

Morfologia: É uma borboleta de tamanho médio da Família Nymphalidae, com envergadura entre 44 e 50 mm. A parte superior das asas é castanho-escuro com marcas brancas na zona marginal e fímbrias brancas; nas asas anteriores possui dois discretos ocelos e apenas um pequeno ocelo nas asas posteriores. A parte superior das asas é marmoreada com cor de fundo castanha, as asas anteriores possuem dois grandes ocelos com anel amarelo e o superior possui uma pupila branca; as asas anteriores possuem um pequeno ocelo preto. As fêmeas são maiores e mais claras. Uma geração anual (univoltina). Os adultos voam de maio a outubro dependendo da localização.

Habitat: Pinhais secos e abertos, frequentemente rochosos, matos secos, pastagens e áreas abandonadas.

Distribuição: Sul e Centro da Europa, Norte de África e Sudoeste da Ásia. Em Portugal é mais comum no norte do território.

Notas: A larva alimenta-se principalmente de gramíneas da Família Poaceae (Brachypodium phoenicoides, Deschampsia caespitosa, Festuca ovina ou Gramineae spp). Esta espécie hiberna na forma de lagarta. A sua população está a diminuir como consequência do isolamento e fragmentação de habitats adequados.

Piu… Piu…

Fotografia de Ben Porter

Estrelinha-de-cabeça-listada

(Regulus ignicapilla, Temminck, 1820)

Identificação: É um pequeno passeriforme da Família Regulidae, com aproximadamente 10 cm de comprimento e envergadura entre 13 e 16 cm. O dorso é esverdeado e as patas inferiores são cinzento-esbranquiçado; possui um bico pequeno e pontiagudo e patas escuras. O padrão da cabeça é muito distinto; com uma lista ocular preta, uma lista supraciliar longa e branca e uma crista amarela (fêmeas) ou cor-de-laranja (machos). Os juvenis não possuem cabeça listada.

Habitat e Ecologia: Habita em bosques, pinhais, florestas de coníferas e de folha caduca e jardins. A dieta consiste principalmente em pequenos invertebrados, como aranhas e insetos, por vezes também se pode alimentar de frutos. O ninho tem forma de taça e é construído no topo das árvores.

Distribuição: Europa temperada e Norte de África. Em Portugal é mais comum no norte do território. Esta espécie é residente e invernante.

Estado de Conservação: Pouco Preocupante (LC) na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A população parece estar estável. A Estrelinha-de-cabeça listada é uma das mais pequenas aves da Europa.

SABIA QUE?

  • Este ano na nossa estação de anilhagem capturamos um controlo (uma ave anilhada numa outra estação de anilhagem) da Hungria! Um Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) anilhado em julho e recapturado em novembro! As aves não param de nos surpreender!

  • Nos dias 19 e 20 de novembro teve lugar o Forum d´A Rocha Portugal com os membros da direção e alguns elementos da equipa para planificar e analisar o próximo ano.

No último evento de 2022, uma bela manhã e almoço no Evento para Amigos no dia 23 de novembro.

Elisabete Freitas proporcionou mais uma incrível sessão em como criar magníficos anjos, estrelas, grinaldas e muitas outras decorações de Natal com papel reciclado, rolos de papel higiénico, tampas de garrafa, pinhas, botões e muito mais.

Agradecemos à Elisabete e à Violinda pelo almoço delicioso.

ESPÉCIES INVASORAS

Jacinto-de-água (Eichhornia crassipes, Mart.)

Fotografia cortesia flora-on

Clado: Spermatophyta

Classe: Monocotyledonae

Ordem: Pontederiales

Familia: Pontederiaceae

Origem: América do Sul tropical

Dimensões: muito variável em tamanho (pode atingir 1 metro de altura)

O Jacinto-de-água é uma planta herbácea perene aquática de água doce. As primeiras folhas são alongadas em forma de cinto; as folhas que se seguem são espatuladas, grossas, brilhantes e aéreas. O sistema vegetal consiste em rebentos individuais com cerca de 10 folhas dispostas em espiral; as raízes desenvolvem-se na base de cada folha e formam uma massa densa. A inflorescência é uma espiga com inúmeras flores azuis/violeta; o fruto é uma cápsula com inúmeras sementes (até cerca de 450).

Fotografia de wikipedia

Esta espécie é nativa da América do Sul tropical, cresce em lagos ou rios de água doce, enriquecidos com nutrientes, também pode crescer em campos de arroz alagados; pode tolerar pequenos períodos de congelação, mas a temperatura ótima de crescimento é 25° a 30° C. Cresce extremamente rápido e pode duplicar a sua população em 6 a 18 dias. Foi amplamente introduzida na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e Nova Zelândia onde é considerada uma espécie invasora

O Jacinto-de-água foi largamente plantado como ornamental por todo o mundo, cresce e reproduz-se rapidamente e compete com espécies aquáticas nativas; pode absorver grandes quantidades de metais pesados e quando morre apodrece e deposita-se no fundo causando poluição secundária. Esta espécie pode cobrir a superfície das massas de água e levar ao seu desaparecimento (podem secar), também afeta as atividades humanas como a pesca e o transporte de água.

REBENTO…U

Família: Asteraceae

Identificação: É uma herbácea perene, pode crescer até 45 cm de altura. As folhas são macias, ligeiramente carnudas, oblongas, inteiras, pinato-lobadas e de cor verde-clara. A flor é amarela e solitária; as brácteas são pequenas e ovadas. O fruto é um aquénio, depois das sementes caírem permanece um pequeno disco brilhante até ao ano seguinte. Floresce de novembro a março.

Habitat e Distribuição: Baldios, clareiras de matos, orlas de estradas, arribas costeiras e encostas rochosas, solos secos e calcários. Nativa da Região Mediterrânea.

Notas: As folhas possuem propriedades antioxidantes e são utilizadas em saladas em muitos países. Os pequenos frutos assemelham-se a bolas felpudas, quando secas as sementes são transportadas pelo vento.

Escorcioneira (Reichardia picroides, L.(Roth))

DATAS A NÃO ESQUECER

1 de dezembro – Restauração da Independência/ Feriado nacional

1, 8 e 15 de dezembro – Dia aberto na Cruzinha – Anilhagem de Aves e monitorização de borboletas noturnas, das 10h15 às 12h00. Reserve aqui

8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição, Feriado Nacional

9 a 11 de dezembro – Mercado de Natal no adro da Igreja da Mexilhoeira Grande

11 de dezembro – Dia da cidade de Portimão, Feriado no concelho

25 de dezembro – Dia de Natal, Feriado Nacional

A Cruzinha irá estar fechada entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro; nos dias 22 e 29 de dezembro 2022 não haverá Dia Aberto

Obrigada por patrocinar os Amigos d’ A Rocha Portugal

Fisioterapia, massagens

(Relaxamento, Desportiva, Terapêutica)

Terapias complementares

Estética (Manicure, Pedicure, Epilação, Tratamentos faciais)

Aberto de segunda a sexta

Dr Roy Rodrigues
Av. Do Brasil, Qta das Palmeiras, Lt P2, R/c A, 8500-299 Portimão
(+351) 282180683
royaldente@gmail.com

Urbanização Mar e Serra n° 47, Alvor
8500 – 783 Portimão

(+351) 911597735

O que caracteriza um bom presente de aniversário?

Sustentabilidade, inovação e descoberta!!

Pode encontrar tudo isso na Oferta de Amizade para os Amigos d’ A Rocha Portugal!!

 

 

Gift Friendship

Pensamento do mês

“De que adianta uma bela casa se não existe um planeta tolerável para colocá-la.”- Henry David Thoreau (1817-1862, Escritor, poeta, naturalista, investigador e filósofo Americano)

VAMOS SER VERDES – VAMOS SER VERDES -VAMOS SER VERDES

Símbolos de reciclagem- Códigos de plástico

  • Identifica o tipo de plástico utilizado para produzir o produto. Fornece um código que facilita a separação dos resíduos.
  • É representado por um triângulo de setas que circulam um número de 1 a 7 que define o tipo de plástico.
  • 1 – PET, utilizado em garrafas de refrigerante e algumas embalagens para alimentos. Amplamente reciclado
  • 2 – HDPE, utilizado em embalagens de produtos de limpeza, pacotes de leite,… Amplamente reciclado
  • 3 – PVC, acessórios para carros e janelas….Não é facilmente reciclável
  • 4 – LDPE, utilizado em sacos de plástico e invólucros….Apenas reciclado em locais especiais
  • 5 – PP, utilizado em tubos e bandejas….Amplamente reciclado
  • 6 – PS, utilizado em embalagens e talheres descartáveis…..Não é facilmente reciclado
  • 7 – Outros, utilizado em pacotes de batata frita, arroz….Apenas reciclado em locais especiais

VAMOS SER VERDES – VAMOS SER VERDES – VAMOS SER VERDES

O estado das aves em Portugal

Foi publicado recentemente um relatório sobre o estado das aves em Portugal, com informação recolhida em 23 programas de monitorização de aves desenvolvidos em Portugal. Estes programas incluem programas de monitorização a longo-termo para populações nidificantes, migratórias e invernantes. Todos estes programas tiveram a participação de várias organizações e inúmeros voluntários (divulgando a importância da cidadania dos voluntários na ciência). A Rocha (voluntários) contribuíram para alguns destes projetos de monitorização a longo-termo.

Este relatório revela o declínio de algumas aves associadas a habitats agroflorestais (Picanço-barreteiro, Rola-brava), a habitats agrícolas (Andorinha-das-chaminés, Pintassilgo, Milheirinha, Pardal) e aves noturnas também de ambientes agrícolas (Coruja-das-torres e Mocho-galego). Em relação ao período de inverno, algumas espécies, devido à agricultura extensiva, estão também em declínio como é o caso do Sisão, Abibe e a Gralha-de-nuca-cinzenta. Nas zonas húmidas, espécies como o Carraceiro, o Borrelho-de-coleira-interrompida e o Perna-vermelha estão também em declínio; contudo algumas espécies estão em crescimento populacional, como a Íbis-preta ou o Corvo-marinho. No ambiente marinho, espécies como o Alcaide, a Gaivota-de-cabeça-preta, o Garajau-comum e a Pardela-balear (criticamente ameaçada) estão também em declínio. A população nidificante de Abutre-do-Egipto teve um declínio de 10% e a população de Grifos aumento cinco vezes desde o último Censo (há 20 anos).

São necessárias ações de conservação para proteger as aves das zonas agrícolas, elas são importantes para a manutenção de habitats saudáveis.

Alterações climáticas- Relatório de 2022 do estado do clima global

“Os últimos oito anos estão no caminho para serem os mais quentes de que há registo.”

“O ritmo da subida do nível do mar duplicou desde1993 (aumenta cerca de 10 mm desde janeiro de 2020).”

“A massa de gelo da Gronelândia perde gelo pelo 20º ano consecutivo e choveu (em vez de nevar) pela primeira vez em setembro.”

“A temperatura do oceano bateu o record em 2021.”

“Perdas médias de gelo entre 3 e 4 metros foram medidas nos Alpes (mais do que o último record anual em 2003).”

“Na Suíça, 6% do volume de glaciar foi perdido entre 2021 e 2022.”

“No Este de África, a precipitação foi abaixo da média pelo quarto ano consecutivo na estação das chuvas, o maior em 40 anos, com indicações de que a próxima estação será também seca.”

“Records de precipitação em julho e agosto provocaram enormes cheias no Paquistão. Provocaram pelo menos 1 700 mortes e 33 milhões de pessoas foram afetadas. 7,9 milhões de pessoas foram deslocadas.

Campeões da sustentabilidade

Campeões da sustentabilidade à volta do Mundo– à procura de maneiras de travar a poluição e a gestão de resíduos.

Gostaríamos de agradecer ao Daniel Hartz, o fundador dos “Campeões da Sustentabilidade” por nos permitir a partilha desta informação.

O fundador da Pantagonia, Yvon Chouinard, desiste da empresa em prol do plano “terra” o seu único acionista para ajudar a travar a crise do clima.

Provavelmente ouviu dizer que Yvon Chouinard anunciou que todos os lucros da empresa irão ser utilizados para salvar o planeta. Meio século depois de ter fundado a empresa de vestuário outdoor Patagonia, o excêntrico alpinista que se tornou num bilionário relutante com a sua visão não convencional do capitalismo, entregou a sua empresa.

Em vez de vender a empresa ou torná-la pública, o Sr Chouinard, a sua esposa e dois filhos adultos transferiram a posse da Patagonia, avaliada em 3 milhões de dólares americanos, para um fundo especial e uma organização sem fins lucrativos. Isto foi criado para preservar a independência da empresa e assegurar que todos os lucros- 100 milhões de dólares americanos- são utilizados para combater as alterações climáticas e proteger áreas selvagens por todo o mundo.

Este fundo, supervisionado por membros da família e seus conselheiros mais próximos, tem como intenção assegurar que a Patagonia cumpre o seu compromisso de manter um negócio socialmente responsável e doar os seus lucros.

Para a família Chouinard, este processo resolve a questão do que irá acontecer à Patagonia quando o seu fundador desaparecer, assegurando que os lucros da empresa serão utilizados para proteger o planeta.

SPEA tem novo brinde para sócios familiares

 A SPEA acaba de lançar um livro de atividades para crianças, que oferece gratuitamente, juntamente com um pin de uma das personagens do livro, a quem se torna sócio familiar da organização. Aproveite a oportunidade de toda a família usufruir de descontos, atividades e ofertas exclusivas, e ainda ter um miminho para oferecer aos mais novos. O Livro de AtividAves está também à venda na loja SPEA.

Mais informação aqui

Consulte o website com as datas dos passeios organizados

www.arochalife.com  

Siga-nos:  

Guillaume Réthoré (Gui) – A minha vida com as aves: Águia-de-Bonelli (Aquila fasciata)

Começamos o ano com uma rapina e vamos acabar com outra, ambas obtidas no mesmo local, Cabranosa (Sagres), o melhor local em Portugal para observar rapinas migradoras.

Este juvenil de Águia-de-Bonelli foi observado no primeiro dia da monitorização da migração de 2022, um excelente modo de começar o ano! Este juvenil pode ser o descendente de um casal local ou pode ter vindo de mais longe e estar a explorar a área, talvez à procura de um território.

As Águias-de-Bonelli são raras em França (o meu país natal) e localizadas. Nunca observei nenhuma lá. Quando estava no liceu, fiz um trabalho de pesquisa sobre esta espécie, esperando que um dia pudesse observar uma. Nunca imaginei que pudesse ver esta espécie quase todos os dias, anos mais tarde e ter a oportunidade de estudá-las e observá-las a nidificar.

Texto e fotografia de Guillaume Réthoré

Edição: Filipa Bragança

Revisão Inglês: Helen Rodda

Revisão Português: Lena Soares

Controle de produção: Helen Rodda

Email: friends.arpt@arocha.org

www.arocha.pt

Obrigado por nos apoiar!

Esperemos vê-lo em breve!