O centro 2016-11-15T11:56:36+00:00

O Centro é o ponto de encontro onde se desenrola um dos pilares do trabalho de A ROCHA: a comunidade!

O Centro é muito mais do que uma casa. É um local de estudo científico e de educação ambiental. É um centro de reuniões e de reencontros. É um porto de abrigo e de descanso. Em suma é um local onde fervilha vida, amizade, paixão e uma enorme cumplicidade entre todos os que se preocupam com questões ambientais ou de fé. É uma casa aberta para todos, independentemente da cor, género, credo ou ausência do mesmo, profissão ou gosto clubístico. É neste local que trocamos experiências de vida, nos enriquecemos mutuamente e trabalhamos juntos para um mundo mais justo, ambientalmente mais equilibrado e vidas sustentáveis em todas as vertentes.

Mas A ROCHA tem uma visão de comunidade mais abrangente. Não é por acaso que se diz que vivemos numa aldeia global. No entanto sem pretendermos responder a todos os problemas globais, não podemos ignorar os que nos estão próximos. Daí que o Centro é virado para fora numa busca de ser comunidade com as comunidades onde está inserido. A população da Mexilhoeira Grande, mas também Alvor e Odiáxere são as comunidades para quem mais trabalhamos e cujo bem estar desejamos. A ROCHA sabe que qualquer proposta ambiental tem sempre consequências no viver de cada um. Por isso está presente para que sinta em primeiro lugar o que pode acontecer e para que qualquer proposta ambiental não seja contra as pessoas mas para o bem estar das mesmas e dos ecossistemas em que estas vivem.

É nesta visão de conjunto que o Centro se torna um local de vida e de partilha, de pesquisa e de educação, de trabalho e de diversão, de cuidado e de transformação.