Parcerias 2017-06-10T12:55:12+00:00

Almargem

A Almargem (Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1988. Participamos em várias campanhas conjuntas, com especial destaque para a intervenção desenvolvida na Ria de Alvor e na Lagoa dos Salgados.

Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação

Em cooperação com Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação temos desenvolvido um trabalho extenso no âmbito do Serviço Voluntário Europeu (SVE), iniciado em 1999.
O SVE permite aos jovens desenvolver uma ação de voluntariado num país diferente do da sua residência, num período que pode ir até doze meses. Fomenta a solidariedade entre os jovens e é um verdadeiro serviço de aprendizagem. Para além do benefício para as comunidades locais, os voluntários adquirem novas competências, aprendem novas línguas e descobrem outras culturas.

Agência Portuguesa do Ambiente

Juntamente com a Administração da Região Hidrográfica do Algarve (agora integrada na APA) promovemos o projeto de Voluntariado Ambiental para a Água, no nosso caso, para a monitorização do ecossistema costeiro da Ria de Alvor, com o objetivo de avaliar a sua qualidade ecológica.

Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves

Participamos na Monitorização de Aves Invernantes (MAI) e no Projeto Estação de Esforço Constante (PEEC).

Cardiff University

Cooperamos no Projecto Alma-de-Mestre. Além disso somos um Centro de Estágios Profissionais para alguns dos seus estudantes. Destas cooperações têm resultado publicações científicas.

Centro de Formação Rui Grácio

Temos levado a cabo ações de formação para professores em colaboração com o Centro de Formação Rui Grácio. Julgamos importante poder contribuir para a melhoria do ensino das ciências incentivando o trabalho de campo em articulação com os programas curriculares e ainda promover a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens através de uma atualização e aprofundamento de conhecimentos.

Ciência Viva

A Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, mais conhecida por Ciência Viva, promove e agrega mais de 2000 atividades de educação científica por todo o país, propostas por universidades, centros de investigação, museus, empresas, escolas e associações científicas e envolvendo crianças e jovens de todo o país. A ROCHA disponibiliza três atividades, durante quase dois meses, de Julho a Setembro, no âmbito do programa  Ciência Viva no Verão.

Grupo Bíblico Universitário de Portugal

A ROCHA tem crescido em ligação próxima com GBU, procurando refletir como viver de forma prática a fé cristã. Entender como isso pode ser feito, respeitando e conservando a natureza criada e fazendo uso sustentável dos recursos naturais à nossa disposição é uma demanda feita em conjunto.

Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente

O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em atividade desde 1981. Participamos em várias campanhas conjuntas, com especial destaque para a intervenção desenvolvida na Ria de Alvor e na Lagoa dos Salgados.

Instituto de Conservação da Natureza e Florestas

Colaboramos com o ICNF na Contagem de Aves Aquáticas (anual), no Censo Cegonha-branca (2004; 2014) e no projeto Arenaria (onde também participam a SPEA o Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e Museu Nacional de História Natural).

Liga para a Proteção da Natureza

A LPN é a associação de defesa do ambiente mais antiga da Península Ibérica, tendo sido fundada em 1948. Pretende contribuir para a conservação da natureza e para a defesa do ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. Participamos em várias campanhas conjuntas, com especial destaque para a intervenção desenvolvida na Ria de Alvor e na Lagoa dos Salgados.

Quercus

A Quercus é uma associação independente, de âmbito nacional, sem fins lucrativos que procura a conservação da natureza e dos recursos naturais e a defesa do ambiente em geral, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado. Foi criada em 1985. Participamos em várias campanhas conjuntas, com especial destaque para a intervenção desenvolvida na Ria de Alvor e na Lagoa dos Salgados.

Rede Social de Lagos

A Rede Social tem como finalidade combater a pobreza e exclusão social no concelho de Lagos, numa perspetiva de promoção do desenvolvimento social. A ROCHA faz parte da Rede desde outubro de 2007 participando nos grupos de ambiente e educação.

Sociedade Bíblica

Com a Sociedade Bíblica temos procurado divulgar a mensagem bíblica que nos confronta com a necessidade e responsbilidade que temos de cuidar do planeta e das pessoas que nele vivem, de forma integrada. A exposição Eklogia é o resultado mais visível desta parceria.

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

A SPEA é uma associação científica sem fins lucrativos que promove o estudo e a conservação das aves em Portugal e foi fundada em 1993. Participamos no Censo das Aves Comuns (desde 2004), no Projeto Noctua (2014) e no projeto Arenaria (onde também participam O ICNF, o Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e Museu Nacional de História Natural). e em várias campanhas conjuntas, com especial destaque para a intervenção desenvolvida na Ria de Alvor e na Lagoa dos Salgados.

Universidade do Algarve

Participamos no projeto MEGASIG e no programa INTERREG III A.