[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”20px” padding_right=”” padding_bottom=”20px” padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”2_3″ layout=”2_3″ spacing=”” center_content=”no” hover_type=”none” link=”” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” padding=”” dimension_margin=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_text]

Facilmente percebemos que os nossos hábitos de consumo e alimentação mudaram bastante nas últimas décadas devido a uma maior diversidade, disponibilidade, quantidade e distribuição de alimentos e produtos em geral. Sabemos, que é o próprio mercado que influencia o modo como consumimos, ditando a quantidade, qualidade e necessidade que temos de alguns produtos. E também sabemos que são as nossas decisões que ditam o tipo de consumidores que somos e que estas decisões podem ter consequências, quer no meio ambiente, quer afetando a qualidade de vida das populações no mundo inteiro.

Na tentativa de produzir mais para ganhar mais, o produtor muitas vezes adopta medidas para baixar os custos de produção que têm consequências negativas, nomeadamente prejudicando o meio ambiente, e causando maiores desigualdades sociais, desigualdades de género e em casos extremos recorrendo mesmo ao trabalho infantil.

Como forma de ultrapassar as dificuldades que enfrentam alguns destes produtores foi criado o Comércio Justo.  Este procura criar oportunidades e meios que melhorem as condições de vida e de trabalho dos produtores, nomeadamente dos mais desfavorecidos (América do sul, África e Ásia). A sua missão é a de promover a equidade social, a protecção do ambiente e a segurança económica através do comércio e da promoção de campanhas de consciencialização.

Por ser uma poderosa ferramenta para a redução da pobreza, tratar-se de um sistema mais solidário e humano e mais amigo do ambiente, as Igrejas Evangélicas do Reino Unido foram pioneiras neste projecto, iniciando a divulgação e a venda destes produtos.

Comprar é escolher. E quando compramos, escolhemos não apenas um produto mas também quem o produziu, como o produziu. Remuneramos o produto final mas também os processos de fabrico, a mão de obra, e o impacto que a produção tem no ambiente. Um acto simples como comprar, torna-se de súbito, num grande poder. O poder de escolha e o poder de consumir. Fazer com que as regras do comércio internacional, defendam os direitos humanos, os direitos laborais e o meio ambiente é possível e está à “mão” de todos nós.

No Centro de Interpretação Ambiental d’ A Rocha nós temos disponível alguns produtos de comércio justo desde café, açucar, chás, cevada, cacau em pó até batatas fritas, massas, esparguete e arroz.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_3″ layout=”1_3″ spacing=”” center_content=”no” hover_type=”none” link=”” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” padding=”” dimension_margin=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_imageframe image_id=”1980″ style_type=”none” stylecolor=”” hover_type=”none” bordersize=”” bordercolor=”” borderradius=”” align=”none” lightbox=”no” gallery_id=”” lightbox_image=”” alt=”” link=”” linktarget=”_self” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]http://arocha.pt/wp-content/uploads/2016/10/comercio-justo-256×300.jpg[/fusion_imageframe][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]