No passado dia 12 de junho, foi assinado o Memorando de Entendimento Eco Igrejas Portugal. Por si só, este é um documento histórico, uma vez que é a primeira vez que as três tradições cristãs mais representadas em Portugal, Católica, Protestante e Evangélica, se juntam num projeto conjunto. Além destas também a Rede Casa Comum é parceira e A ROCHA é a organização líder de todo este processo.

Quais são os objetivos do programa Eco Igrejas Portugal?

No essencial são: (1) proporcionar formação ao nível dos fundamentos bíblicos e teológicos conducentes a um compromisso concreto na salvaguarda da criação, (2) partilha de exemplos de boas-práticas para orientar a tomada de decisão para a sustentabilidade ecológica das comunidades cristãs, (3) facilitar o acesso à opinião de peritos em transição ecológica, (4) promover a comunicação da sustentabilidade das comunidades cristãs, dos locais de culto e todos os equipamentos em Portugal, (5) criar impactos ambientais positivos de grande escala em ações ambientais concretas e mensuráveis e (6) contribuir para a mudança de estilos de vida para uma ecologia sustentável e integral (7) promovendo a ética da sustentabilidade, contida nos princípios eco teológicos do cristianismo, na prática concreta das comunidades cristãs.

Como é que este programa será desenvolvido?

Há dois níveis: a nível nacional, o programa será acima suportado num website onde será partilhada toda a informação e onde cada comunidade de fé que decida participar no programa terá que se inscrever. Ao nível local, caberá às comunidades que decidirem participar no programa adotarem as medidas que acharem melhores, sempre numa perspetiva de evolução e aprofundamento do conhecimento, do alcance das ações ambientais e do envolvimento dos membros de cada comunidade de fé e mesmo das populações em geral. O ponto de partida para esta aventura será um eco diagnóstico que ajudará cada comunidade a tomar consciência em que ponto se encontra no seu entendimento e compromisso ambiental e para onde poderá evoluir. A expectativa é que a cada ano a classificação desse eco diagnóstico seja cada vez melhor.

Como me poderei envolver?

Agora ainda temos muito pouca informação para dar. O melhor será inscrever-se no formulário desta página: https://arocha.pt/pt/comunidades-cristas/eco-igrejas-portugal/. Assim, quando tivermos os primeiros passos dados para comunicar o projeto será informado e a partir daí participar.

Esperamos por vocês. Juntos poderemos fazer desta casa comum um verdadeiro templo de Deus, o Criador dos Céus e da Terra.