No próximo outono de 2013 cumprem-se 30 anos desde a chegada a Portugal do Peter e da Miranda Harris – os fundadores d’A Rocha – com a sua família. Eram um casal com um desejo invulgar: o de aprender a viver o Evangelho em termos do cuidado pela Criação. Ou seja – ser Cristão, aprendendo a amar a Deus e ao próximo, mas servindo e cuidando também dos jardins que Deus nos deu para viver, para subsistir, para estudar, e também para disfrutar, aprendendo nessa caminhada ainda mais acerca do carácter, da natureza e da revelação de Deus.

Assim, procuraram um lugar onde pudessem fazer essa caminhada. Encontraram a Ria de Alvor, um sítio com uma riqueza natural incrível e já naquela altura ameaçada por uma expansão urbanística sem regras nem plano. Em plena ria, uma propriedade com uma antiga casa – a Cruzinha – parecia servir perfeitamente estes propósitos, suficientemente ampla para abrigar outros investigadores e funcionar como um centro de investigação e suficientemente acolhedora para ser um centro de comunidade.

Nestes 30 anos, muitos colaboradores, muitas vidas, muitos caminhos se cruzaram na Cruzinha! Muitos rostos que se tornaram amigos, estudaram a ria, confrontaram a fé Cristã, e aprenderam mais sobre o Criador e sobre a Criação.

Nestes 30 anos, A Rocha evoluiu de um pequeno e pioneiro centro Cristão e  comunitário de estudos ambientais no sul de Portugal para uma organização internacional, com projetos em 19 países e cinco continentes.

Em 2013, estaremos a lançar novos projetos, ferramentas e parcerias para o futuro que esperamos venham a marcar os próximos anos da nossa caminhada, mas sobretudo, estaremos a celebrar e a agradecer o que Deus tem feito nas nossas vidas ao longo destes 30 anos.

Marque já na sua agenda o dia 19 de Outubro de 2013, para celebrar connosco, com toda a família d’A Rocha, com o Peter e a Miranda, no sítio onde tudo começou!