“Olhai para as aves do céu…” Com estas palavras memoráveis Jesus ensina-nos a descansar e a confiar em Deus. Mesmo correndo o risco de não sermos originais, pensámos que organizar uma das semanas de observação de aves na semana Pascal seria muito apropriado. Já em 2013 o tínhamos feito e tinha tido um grande sucesso. Este ano voltou a sê-lo!

O que é que uma semana de observação de aves na semana de Páscoa tem de diferente em relação às outras semanas? É de facto uma semana idêntica a todas as outras com uma pequena alteração: convidamos um orador, que goste de observar aves, para conduzir um período diário de estudo e partilha à volta da Bíblia.

 

 

As aves no céu
A semana deste ano, que parecia começar timidamente com as aves a não se mostrarem muito, foi aumentando de intensidade até obtermos um impressionante e inesperado recorde de 155 espécies, algumas delas bem raras de se encontrar, com especial destaque para a Felosa-assobiadeira.

As reflexões bíblicas
Foram, intencionalmente, um ato de adoração a Deus, onde aprendemos acerca dele, através do que observamos ao longo do dia e do que refletimos em conjunto, à volta da Bíblia, geralmente no serão. Este ano, o tema desenvolveu-se à volta da parábola do filho pródigo e de como nós somos semelhantes a ele, por “exigimos” ao pai a propriedade que não nos pertence, usando recursos que tomamos como nossos, para os gastarmos apenas em benefício próprio e temporário.

A semana encerrou com uma excelente celebração da ressurreição de Jesus na manhã de Domingo, seguida de um não menos excelente pequeno-almoço e da saída dos participantes para uma última manhã de observações e depois tomarem o transporte de regresso a casa.

No final tínhamos todos os participantes plenamente satisfeitos: muitas aves, excelentes partilhas bíblicas, comida excelente e abundante, e novos amigos. Que mais podemos desejar? Apenas que estude a sua agenda e comece já a planear a sua participação nesta, ou noutra semana, em 2015.