Estar entre colegas para aprender e ensinar a fazer boa educação ambiental foi a razão que nos levou a aceitar o convite da EKOSKOP, associação ambientalista polaca, para participar no projeto Turning Green Education, integrado no Programa Europeu ERAMUS+.

O projeto foi criado para as pessoas que trabalham em educação ambiental, sejam as que se focam na ecologia os as que incluem a educação ambiental no seu trabalho educativo mais amplo. O principal objetivo foi partilhar conhecimento, sobre métodos, recursos e materiais, usados pelas organizações participantes. O projeto consistiu numa semana de formação, durante a qual, educadores ambientais de Polónia, Hungria, Roménia e Portugal tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências.

Das várias atividades realizadas, destaque para duas caminhadas guiadas por técnicos do Parque Nacional de Magura às montanhas e pradarias com identificação de espécies da fauna e flora local e algumas sessões laboratoriais lideradas por elementos do Copernicus Science Center de Varsóvia. Entre as outras atividades: “Criaturas da noite” – Identificação de borboletas e aves noturnas e de morcegos; Identificação de macroinvertebrados de água fresca e análise da qualidade da água; Jogos de identificação de sementes, pegadas e mapa de sons; Os sons da natureza; Noite intercultural.

No fim o balanço foi bastante positivo. Pela partilha que aconteceu, pudemos aprender com os pontos fortes e fracos de cada organização e encontrar novas formar de dinamizar a educação ambiental, e conseguirmos fazer uma sensibilização com mais resultados junto das comunidades educativas e das populações.